Treinamento de Atendimento Fraterno

30/07/2011 08:00

OBJETIVO

    A Equipe de Atendimento Fraterno do Espiritismo.net promove um treinamento anual para atendentes no mês de agosto com o objetivo de capacitar trabalhadores para a tarefa de assistência fraterna junto aos irmãos necessitados de consolo, entendimento e esperança, à luz da Doutrina Espírita.
    Os atendidos são os frequentadores do ambiente virtual, que enviam suas solicitações de auxílio através de formulário no portal Espiritismo.net, por e-mail ou pedem assistência nas reuniões públicas (ao vivo) realizadas nas salas de estudos da Equipe*.
* Programa de áudio-conferência Paltalk (www.paltalk.com)


O TREINAMENTO

    A duração do treinamento é de sete semanas, com reuniões online através do programa Paltalk, módulos de exercícios, que apresentam casos de atendimento fraterno para análise e respostas via e-mail, além de material disponibilizado em site (áudio, textos e vídeos), abordando temas de interesse para o desenvolvimento da tarefa proposta.
    O treinamento está dividido em duas partes:
    Parte 1 - Módulo de Treinamento (apresenta todo o conteúdo teórico do curso e orientações gerais).
    Parte 2 - Módulos de Exercícios de I a VI e conclusão.
• Módulos I e II: contêm dois casos para exercícios livres, sem valor avaliativo. Seu objetivo é a adaptação do treinando ao sistema de trabalho da Equipe de Atendimento Fraterno do Espiritismo.Net.
• Módulos III e IV:contêm dois casos apresentados pela Coordenação do Treinamento, que deverão ser analisados e respondidos pelos participantes, conforme orientação, e encaminhados para avaliação.
• Módulos V e VI: contém dois casos reais a serem respondidos pelos participantes. O módulo V terá casos sugeridos pelos próprios participantes; o módulo VI conterá casos de usuários encaminhados pela Coordenação, cujas respostas serão avaliadas pela coordenação e, posteriormente, encaminhadas aos solicitantes do atendimento em nome da equipe.
    Todos os atendimentos serão analisados, avaliados e devolvidos aos participantes com comentários para as devidas melhorias futuras.
• Conclusão: avaliação geral dos treinandos, convite e encaminhamento dos selecionados para ingresso na Equipe de Atendimento Fraterno ou para atuação nas demais áreas de trabalho da Equipe Espiritismo.net.
    Obs.: Após a capacitação, aqueles que integrarem a equipe de Atendimento Fraterno atuarão sob supervisão por 30 dias (estágio) para a adaptação ao trabalho.
    A comunicação entre os participantes e a equipe de treinamento (exercícios, dúvidas e solicitações) será através de lista de discussão* específica, onde todos os treinandos estarão inscritos.
* Lista de discussão é uma ferramenta gerenciável pela Internet que permite a um grupo de pessoas a troca de e-mails entre si. O processo de uso consiste no envio de uma mensagem por um membro à lista e esta replica automaticamente na caixa postal de todos os integrantes.

 

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O PRÓXIMO TREINAMENTO

    1º Treinamento de Atendimento Fraterno de 2011
• Período do Curso: 30/07 a 17/09/2011
• Inscrições: Acesse o formulário, clicando aqui. (Preencha os dados da ficha Solicitação de Inscrição e, ao final, clique em "Submeter". Seu pedido será encaminhado automaticamente à Coordenação do Treinamento e você receberá aviso de confirmação. Haverá uma seleção prévia para deferimento da inscrição, conforme o perfil do candidato, a ser analisado. Solicitamos a descrição com detalhes das atividades que desempenha dentro da Doutrina Espírita para análise.) Atenção: as vagas são limitadas.
• Candidatos: Colaboradores do Espiritismo.net e trabalhadores de instituições espíritas. Devem possuir conhecimentos básicos da Doutrina Espírita e do Evangelho de Jesus, facilidade para se comunicar através da escrita, ter boa redação, equilíbrio emocional, habilidade para trabalhar em equipe, interesse fraternal pelo próximo e ser trabalhador em uma Casa Espírita, preferencialmente.


* * *

    Coordenador do AF: Osmir da Silva Freire (Osmir_EspNet).
    Coordenador do Treinamento: André Luiz Rodrigues (Zech_EspNet).
    Prazos para entrega dos exercícios:
• Primeira semana (de 01 a 04/08/2011) – Exercício do Módulo I – Livre
• Segunda semana (de 08 a 11/08/2011) – Exercício do Módulo II – Livre
• Terceira semana (de 15 a 18/08/2011) – Exercício do Módulo III – Avaliativo
• Quarta semana (de 22 a 25/08/2011) – Exercício do Módulo IV – Avaliativo
• Quinta semana (de 29/08 a 01/09/2011) – Exercício do Módulo V – Real interno/avaliativo
• Sexta semana (de 05 a 08/09/2011) – Exercício do Módulo VI - Real/avaliativo
• Sétima semana (de 12 a 17/09/2011) – Finalização - Orientações finais/convocação/formulário avaliativo

 

REUNIÕES


    As reuniões on-line serão realizadas aos sábados, das 16h às 17h30, nos dias 30 de julho, 06, 13, 20, 27 de agosto, 03, 10 e 17 de setembro, em sala do Paltalk (Sala Treinamento AF EspNet). A primeira reunião será para apresentação dos participantes e confraternização. As demais tratarão de orientações gerais relativas à equipe, ao trabalho e das eventuais dúvidas do treinamento.
    Para os treinandos impossibilitados de participar das reuniões, serão disponibilizadas as gravações das reuniões, em áudio, para acesso posterior.
    Para instruções de download e instalação do programa Paltalk, clique aqui.
    Para maiores informações, envie um e-mail para treinamento@espiritismo.net.

 

* Notícia retirada na integra do site: Espiritismo.Net