Energia

  • Compre equipamentos com selo de eficiência energética 
  Quando for comprar um eletrodoméstico, escolha aquele que possui o Selo Procel de Economia de Energia. Este selo é concedido aos equipamentos que apresentam bons índices de eficiência energética, desde a produção na fábrica até o seu uso no dia-a-dia. Além da energia economizada, o selo Procel evitará, até o ano 2010, a emissão de cerca de 230 milhões de toneladas de gases poluentes na atmosfera - quase 29% das emissões do setor elétrico brasileiro na sua atividade de produção em um ano.
 
  • Empresário - Use iluminação inteligente 
  Existem inúmeros produtos alternativos no mercado que podem proporcionar à sua empresa uma significativa economia no consumo de energia elétrica, além de melhorar a iluminação. Alguns exemplos: sensores de ocupação para locais freqüentemente desocupados; refletores, instalações com padrão fluorescente; temporizadores de iluminação (timer) para desligar a luz em intervalos fixos.
 
  • Gaste menos energia no horário de pico 
  Evite usar equipamentos eletrodomésticos, como máquinas de lavar e secar roupas, ferro e chuveiro, entre 17h30 e 20h30. Este é o chamado horário de pico, no qual acontece a maior quantidade de consumo de energia elétrica. É quando a iluminação pública é acionada e as luzes das residências são acesas. Não é a toa que este é o horário em que a maior parte dos blecautes aconteceram no Brasil.
 
  • Tome um banho consciente e economize energia 
  Se você usar o chuveiro elétrico na posição de temperatura "verão", economizará R$ 3,90 por mês e ainda ajudará a poupar o equivalente a 340 megawatts médios. Se numa casa com cinco pessoas, cada uma diminuir o banho de chuveiro elétrico em apenas um minuto por dia, a conta de luz, no final do mês, vai baixar R$ 3,00. Cada um desses minutos significa, só na região Sudeste, uma economia de 260 megawats médios, uma quantidade de energia suficiente para atender mais de um milhão de residências.
 
  • Empresário - estude o gasto de energia elétrica em sua empresa 
  Faça uma auditoria no uso de eletricidade da sua empresa. Esta medida poderá ser inicialmente um pouco dispendiosa, mas pode trazer uma economia considerável do custo de energia, além de colaborar como país. Contate uma consultoria de energia. A maioria destas empresas pode reduzir o consumo de energia de seus usuários sem ônus para os mesmos. A empresa gasta menos, torna-se mais eficiente e age de forma cidadã.
 
  • Fique alerta com o gasto de energia 
  Colabore com o Brasil, economize energia. Promova a aplicação de técnicas eficientes para administrar o uso de energia. Oriente todos que você conhece a apagarem as luzes e a desligarem eletrodomésticos e outros dispositivos quando não estão sendo utilizados. Considere a possibilidade de instalar temporizadores e certifique-se de que os dispositivos serão desligados no horário estipulado pelo timer.
 
  • Não esqueça da manutenção do ar condicionado 
  A falta de manutenção no sistema de ventilação, ar condicionado e aquecimento de sua empresa pode aumentar o consumo de energia e gerar os gastos elevados. Certifique-se de que a limpeza dos filtros é feita regularmente: filtros limpos não só evitam o desperdício de energia como também melhoram a qualidade do ar. Além de consumir menos energia, um sistema de climatização com boa manutenção dura mais.

 

Texto retirado do site: https://www.francaviva.org.br/dicas.asp 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!