Água

  • Cuidado com os vazamentos
  Quase 40% da água consumida no Brasil é desperdiçada devido a vazamentos, equipamentos velhos e uso inadequado. Um exemplo: um cano com um orifício do diâmetro de um alfinete (cerca de 1,5 mm) provoca um vazamento de água que, escorrendo durante 24 horas, representará um gasto de 2,8 mil litros de água por dia! Essa quantidade de água é suficiente para satisfazer todas as necessidades de uso de água de 11 pessoas durante esse mesmo dia
  • Lave a louça com inteligência e econômia
  Antes de abrir a torneira, jogue fora primeiro os restos de alimentos que ficam nos pratos e panelas. Depois, abra a torneira e encha a cuba da pia até a metade. Com esta água, ensaboe a louça. Importante: deixe a torneira fechada. Após ensaboar toda a louça, encha a cuba novamente até a metade e enxágüe toda louça. Dessa forma você consome cerca de 20 litros de água por lavagem de louça, 223 litros a menos do que se a torneira ficasse aberta.
  • Plante uma árvore e armazene até 10 litros de água no solo
  Um dos grandes problemas das grandes cidades, é a impermeabilidade dos solos devido à excessiva quantidade de concreto nas suas construções e instalações. A impermeabilidade pode alterar o fluxo de água dos lençóis freáticos, além de colaborar com o aumento das enchentes nestes locais.

  Com uma única árvore, com buraco no solo de 30 cm de diâmetro, podemos ajudar a repor no solo entre 3 e 10 litros de água, dependendo do tipo de solo e seu estado de preservação e compactação.

  Hoje, para se evitar as enchentes, utilizamos os Piscinões, obras de engenharia que podem armazenar em média 100 milhões de litros de água, ou, 100 mil m³, e chegam a custar entre R$10 a R$30 milhões.

  Plante uma árvore e ajude a combater as enchentes, a repor a quantidade de água no solo, a minimizar os gastos públicos e a embelezar as nossas cidades.
  • Troque a descarga do seu vaso sanitário
  Adquira o sistema de Volume de Descarga Reduzido (V.D.R.), que consome 6 litros por descarga. Os vasos sanitários que não usam o sistema V.D.R., tanto no modelo de válvula quanto no modelo de caixa, desperdiçam muita água, gastando no mínimo 40% a mais. Um vaso sanitário com válvula corretamente regulada, com o tempo de acionamento de 6 segundos, gasta 10 litros de água. Portanto, mesmo a descarga regulada consome 4 litros a mais do que deveria.
  • Escove os dentes com economia
  Não desperdice água. Ao deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes, você estará gastando cerca de 12 litros de água. Como, usualmente, você escova os dentes três vezes ao dia, acaba gastando 36 litros por dia e 1080 litros por mês. Em um ano,10 milhões de pessoas como você acabam gastando aproximadamente 130 bilhões de litros de água. Isso seria o suficiente para abastecer todas as necessidades de consumo de água de uma cidade com cerca de 1,4 milhão pessoas por um ano.
  • Não deixe uma torneira pingando
  Uma torneira pingando moderadamente desperdiça cerca de 46 litros de água por dia, 1380 litros por mês e 16.560 litros por ano. Apenas o desperdício durante um ano desta torneira mal fechada ou quebrada representa todas as necessidades de água de uma pessoa por 2 meses e 5 dias.
  • Tome um banho consciente e economize água
  Você pode economizar 96 litros de água por dia com um banho inteligente. Feche a torneira do chuveiro elétrico enquanto se ensaboa, passa xampu ou usa outros produtos de higiene. Se você mais quatro amigos fizerem o mesmo, a economia será de cerca de 480 litros de água. Um volume equivalente ao consumo de duas pessoas por dia.
  • Use baldes quando lavar a calçada
  Lave a calçada de sua casa ou edifício com baldes, e não com mangueiras. Para se ter uma idéia, a utilização de uma mangueira com abertura de meia volta na torneira durante 30 minutos gasta, no mínimo, 560 litros de água. Se utilizássemos 5 baldes de 10 litros, o que é suficiente para lavar uma grande calçada e deixá-la completamente limpa, gastaríamos 50 litros de água.

 

Texto retirado do site: https://www.francaviva.org.br/dicas.asp

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!